Turismo sem preconceito

Não sei quem viu, mas saiu na revista Veja da semana passada, que Buenos Aires foi, pelo segundo ano consecutivo, eleita como o melhor destino pro turismo gay, através de uma pesquisa que a revista americana Out Traveler realizou com seus leitores. Vieram logo em seguida, no segundo e terceiro lugares, respectivamente, Barcelona (Espanha) e Amsterdã (Holanda).

Segundo a Veja a ascensão da metrópole do Prata ao topo do itinerário homossexual é corroborada pela International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), que congrega agências de viagens especializadas nessa clientela. Resultado: uma pesquisa da prefeitura de Buenos Aires mostra que já chega a 20% a proporção de turistas gays e lésbicas. É o equivalente a 500 000 pessoas por ano. O sucesso com esse contingente não se deve apenas à beleza da mais europeia das cidades latino-americanas. O que atrai os visitantes homossexuais são sua vibrante vida noturna e, obviamente, a atitude dos portenhos, que estão entre os mais liberais da América do Sul.

vida noturna intensa na capital portenha

Nessa devida questão a Argentina está muito na frente do Brasil. Já em 2002, Buenos Aires, se tornou a primeira cidade da América Latina a reconhecer a união estável entre duas pessoas do mesmo sexo e já concede extensão do direito à pensões aos homossexuais.

Por conta da desvalorização do peso a cidade ficou convidativa a turistas com dolares e euros, e também reais, por que não? O mercado argentino gay-friendly é bastante movimentado, são bares, restaurantes, boates e também casas de tango para gays, e tem até festival de Tango Queer. Pra quem não sabe, nos primórdios o tango só podia ser dançado por homens.

Claro que o título de melhor destino gay rende piadinhas, inclusive entre os próprios portenhos, que parecem super tranquilos ao tratar do assunto. Como exemplo vou subir um vídeo muito divertido e inteligente que brinca com essa questão, postado no twitter de um amigo, Samuel Profeta (@samprofeta).

Sendo gay ou não, os precinhos pra Buenos Aires estão super em conta, e como pro Reveillon já ficou muito em cima da hora, quem sabe uma semaninha no final de janeiro?

Anúncios

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: