Sargento Garcia

Não tem escritor brasileiro que eu goste mais do que Caio Fernando Abreu. De todos os seus livros, o que mais gosto é Morangos Mofados, que trás contos fantásticos como Aqueles dois e Sargento Garcia. Quem não conhece Caio Fernando eu sugiro que comece por esse livro de contos. Para quem gosta de e-books pode ler Morangos Mofados aqui.

Recentemente assisti um curta baseado em Sargento Garcia, dirigido por Tutti Gregianin e no elenco Antonio Carlos Falcão, Gedson Castro,Marcos Breda. A história narra o encontro de um jovem e um sargento na década de 70. O filme recebeu vários prêmios, como o  Prêmio Especial do Júri no Cine Ceará 2001, Melhor Curta Gaúcho no Festival de Gramado 2001, Melhor Ator no Festival de Vitória 2000, Melhor Diretor no Festival de Vitória 2000, 2º Lugar – Júri Popular no Festival Mix Brasil 2000.

O curta é bem fiel ao conto, e, não me considero suspeita ao comentar que achei o filme muito bom, principalmente por gostar tanto de Caio, não seria tão fácil pra mim aceitar qualquer adaptação da história. O filme apresenta para ao público três representações do personagem homossexual: o militar durão, o jovem inexperiente, e o travesti afetado. A preocupação de contribuir para uma reeleitura da obra de Caio Fernando de Abreu fez com que a obra ganhasse uma dimensão ímpar, onde o equilíbrio das atuações, a tensão dos diálogos tratasse o tema de forma natural e sem trazer em si um teor pejorativo.

É possível assistir o curta no site do Porta Curtas, ou pelo youtube, porém com uma qualidade inferior.

Anúncios

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: