Twitter – pode escolher como usar.

saramago2

Uma pergunta recorrente nesses últimos tempos é  – O que é twitter?  – aí vem a resposta mais básica possível – É um site de relacionamento, tipo Orkut . Essa é a maneira mais fácil de você explicar, por exemplo, pra sua Vó. Isso se ela não for uma usuária ativa de internet, o que seria muito comum hoje. Mas o Twitter não é um site de relacionamento, como a maioria leiga imagina.

O Twitter na verdade funciona como um microblog. Sua premissa inicial vem atrelada com a pergunta “What are you doing?”.  A pergunta é retórica, uma vez que você está livre para respondê-la ou não. Não é a ferramenta que conduz os resultados, e sim o uso que se faz dela. O Twitter tem algumas regrinhas, que os usuários iniciantes (desavisados) deixam escapar, e nessa ânsia imediata de possuir vários seguidores, abandonam a ferramenta.

Você pode, sim, entrar e escrever algo do tipo – Almoçando com minha família – mas pense, isso seria relevante pra quem? Aí está a primeira regra básica do twitter que muitos ignoram. Ser relevante. Quanto mais relevante você for nos teus post mais seguidores atrairá. Um exemplo de como ser relevante na mesma situação: “Almoçando com minha familia no Bolão. Recomendo o spagetti ao sugo, delicioso. 11,70. dá pra duas pessoas. bolaobh.com.br”  Deu pra perceber a diferença? O Twitter serve pra isso, trocar referências, compartilhar informações, ler notícias que acabaram de sair (várias matérias noticiadas pela tv tiveram início em discussões do twitter), fazer contatos, se inteirar sobre determinados assuntos.

Justamente por isso, o Twitter é usado por muitas empresas e no meio corporativo, é uma maneira de se aproximar dos clientes e criar uma plataforma democrática de diálogo entre as partes.

Minha mãe esses dias veio me dizer que José Saramago, em entrevista, falou mal do twitter, daí resolvi procurar o que ele disse.

Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.

Em contrapartida li, em outra entrevista, dessa vez Bruno Rodrigues – webwriting pioneiro no Brasil – que rebateu de forma, na minha opinião, genial.

As gerações que estão à frente das nossas têm obrigação de facilitar o acesso ao futuro, e não embotá-lo. José Saramago deveria estimular o uso de novas tecnologias que facilitam a produção de literatura em novas plataformas, e não cobri-las de preconceito. Se procurasse conhecer mais o twitter, saberia que a limitação de 140 caracteres é uma questão de estilo, assim como acontece com a produção de textos para qualquer outra mídia. Caso eu encarasse escrita da mesma forma que ele critica os ‘grunhidos’ do twitter, poderia tê-lo taxado de ‘verborrágico’, já que ele tem costume de não usar pontuação em suas obras.”

Novamente, não é a ferramenta, é o uso que se faz dela. Usando o twitter de forma relevante, é possível extrair muita coisa boa sim. Pra todos que experimentaram e ainda não entenderam a lógica, sugiro mais uma tentativa. Selecionando de forma criteriosa quem vai seguir e o que vai postar.

 

Anúncios

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Twitter – pode escolher como usar.”

  1. Felipe Says:

    Nossa… Sempre que leio essas coisas me pergunto se estou fazendo o uso certo do twitter!

  2. Ana Karina Says:

    Muito bacana o post! Acho a questão tão simples: se você não se adaptou à ferramenta, busque outra que melhor se encaixe em suas necessidades. Eu, por exemplo, não possuo Orkut. Porque não gosto. E ponto.
    Saramago, vá escrever livros usando quantos caracteres e pontuações achar melhor, vc é bom nisso. Deixe-nos com nossos grunhidos que nos entedemos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: